Faça Você Mesmo - Limpeza do Notebook

By 18:30

apenas um teste


Boa noite pessoal tudo bem? Gostaria aproveitar para dedicar esta série "Faça Você Mesmo" para ensiná-los dicas de como podemos economizar, resolvendo os problemas que temos pela frente com nossas próprias mãos. O primeiro episódio dedicarei a limpeza do computador.

Tenho um Notebook Dell Vostro 3560, com quase 4 anos de idade que nunca recebeu uma limpeza sequer. Não me orgulho disso, pelo contrário. Tenho tido problemas de superaquecimento com ele a alguns meses, e hoje tive a certeza que é relacionado ao fato de não efetuar uma limpeza periódica. É recomendável efetuar anualmente mas, se você não tem paciência para tanto, acompanhe se o seu computador não está com um aquecimento elevado (existem diversos softwares para isso), travamentos ou coisa do tipo. Pode ser o Sistema Operacional, ou um forte indício que uma limpeza será necessária. Além disso, a limpeza aumenta a vida útil como um todo.

Leiam até o fim antes de começar o processo de limpeza. No fim há algumas dicas importantes que deverão ser seguidas, a fim de evitar problemas. no processo.

Pois bem, mãos a obra, segue itens necessários para a limpeza do equipamento:

  • pincéis (agradeça sua namorada por isso) - retirada do pó
  • chave estrela (recomendo ter duas de tamanhos pequenos diferentes) - retirada dos parafusos
  • cotonetes e álcool isopropílico - para limpeza dos componentes eletrônicos
  • pano ou perfex - utilizado na limpeza geral também
  • pasta térmica e uma colher de plástico pequena (como não encontrei utilizei um pedaço de cartolina mesmo) - substituir a pasta térmica antiga do processador.


Um item que esqueci de comentar anteriormente, mas que será de grande ajuda, é conseguir uma pinça (novamente tua namorada poderá ser de grande ajuda, emprestando uma pra você rs).

Este modelo possui vãos próximos ao teclado. Utilize a pinça da namorada para pressionar. Pode-se utilizar um cartão de crédito, passando nas bordas, retirando-se, assim, o teclado:


Retire com cuidado os cabos, utilizando os conectores:


Esta é a visão da parte superior. Agora você possui acesso aos parafusos: 

Esta é a vista da parte superior, com as partes plásticas retiradas:


Em seguida, vire o notebook do lado inverso. Retire as baterias, o drive de DVD-CD, assim como a tampa da parte inferior:

Atenção para alguns parafusos escondidos (como este, debaixo de um acabamento de plástico):

Desparafuse o HD. Em seguida só desencaixar (encaixe é bem simples):


Mais uma vez a pinça ajuda bastante. Os componentes são bem pequenos, tornando-se muito útil a utilização dela: 


As memórias possuem um encaixe muito simples. Só puxar que saem automaticamente. Para colocar de volta, apenas fazer o processo inverso (colocar no local e empurrar levemente pra baixo que encaixa fácil):





Percebam a quantidade de pó no cooler:



Componente de resfriamento (cooler e placas de cobre). Pó por toda a parte (que causa o superaquecimento):



Processadores (CPU e Vídeo), contendo a pasta térmica antiga, e um pouco chata de ser retirada:


Hora do desespero. Tudo desmontado:


 


Neste momento, não se preocupe. Se você deixou tudo organizado, procure manter a calma e começar a fazer a limpeza. Utilize o pincel para retirar o pó dos vãos. Em seguida, umedeça o pano com o álcool isopropílico, para passar nas partes eletrônicas maiores. Para as menores, faça a mesma coisa, utilizando os cotonetes:



Limpe todos os vãos do cooler com o pincel, em seguida passe cotonete com álcool nos vãos, para retirar as pequenas partículas de poeira:



Utilize o álcool para retirar totalmente a pasta térmica (já ressecada) dos processadores.  Se estiver difícil de sair, ajude com a pinça (somente nas partes de cobre, com muito cuidado para não arranhar nenhum componente):


No processador, utilize somente álcool e cotonete para retirar a pasta térmica, deixando como na figura abaixo:



Neste momento, coloque a pasta sobre os processadores, espalhando com a colher (no meu caso com o pedaço de papelão):


 Cuidado para deixar sobre a parte de contato dos resfriadores. Quando for encaixado novamente, o produto extravasará um pouco. Não se preocupe com isso, o objetivo é não pegar o produto na placa-mãe:



 Passe cotonete com o álcool nos componentes da placa-mãe que estiverem com pó (com o cuidado para não deixar resíduos de algodão pelo caminho):



 Remonte tudo novamente, torça para não ter esquecido nada pelo caminho, cruze os dedos, ligue a máquina novamente e voilá, máquina funcionando. Detalhe, deixei a máquina em alto desempenho, joguei por uma hora, sem um travamento:





Dicas:

  • Tenha paciência. Dedique tempo para fazer o serviço. Se tiver algum compromisso nas próximas 3 horas, deixe para realizar esse processo em outro dia. Retire uma manhã para fazer com calma todo o desmonte e limpeza. Procure fazer tudo de uma vez (pois deixar o computador e suas peças desmontadas para montar no dia seguinte pode fazer perder algumas peças, ou esquecer a ordem de montagem na sequência);
  • Procure organizar tudo: deixe parafusos separados por tamanho e localidade. Eles são de tamanhos diferenciados, internos, externos, achatados, curtos, longos. Separe todos eles, para não esquecer seu local respectivo depois;
  • Monitor e partes plásticas podem ser limpas com um pano umedecido. Só cuidado para não passar nada contendo água nos componentes eletrônicos;
  • Não assopre o pó dos componentes eletrônicos. Nosso assopro contém vapor d'água (como disse no item anterior, a água é inimiga dos componentes);
  • Lembre-se de utilizar álcool isopropílico. Ele é próprio para limpeza de componentes. Qualquer outro tipo de álcool não deverá ser utilizado para a limpeza;
  • Cuidado com os encaixes. A maioria dos flat cables possui um encaixe simples. Só é necessário levantar ele para retirar o cabo, como no exemplo abaixo:

  • Complementando o item anterior, utilize a seguinte regra: se está difícil retirar, é porque você está fazendo da maneira incorreta. Então muito cuidado ao forçar a retirada de algo, pois as peças (em especial as de plástico), são bem sensíveis, podendo partir-se e comprometer a remontagem toda;
  • Como você percebeu, a pinça é sua grande aliada. Utilize ela para transportar os parafusos. Só muito cuidado para não riscar as placas, tanto com ela quanto com as chaves de fenda;
  • Eletricidade estática causa pane sim no equipamento uma pulseira aterrada é o melhor caminho e quando vou mexer ponha as mãos em cima de algo metálico aterrado (eu tenho aterramento em casa feito por mim) e uso luvas de borrachas....aquelas cirúrgicas...sempre deu certo;
  • Sobre a pasta térmica, uma observação. O preço delas podem variar de R$ 5 a R$ 70. O que muda é a composição das pastas. Exemplares mais baratos usam silicone e óxido de zinco em sua composição. Apesar de serem um meio melhor que o ar para a condução de calor, ainda não é algo muito eficiente. As pastas térmicas que oferecem melhor condutividade térmica são as que possuem cerâmica ou prata na sua composição. Estes são materiais nobres que têm a capacidade de conduzir mais calor.

Bom é isso gente. Espero que este post venha a ser útil para você. Além de economizar, a sensação de arrumar algo com suas próprias mãos é muito gratificante.



Tenham todos um excelente fim de semana!

You Might Also Like

0 comentários